segunda-feira, 23 de maio de 2011

Texto Publicado no Jornal "Diário de Santa Maria" - Renate Maria Junges Abelin

Uma escola ou um sonho?
Em todas as sociedades modernas, a escola representa a instituição que mais cresce, aumenta e se expande em todas as áreas da vida social.
As crianças e adolescentes passam o tempo mais produtivo e criativo da sua vida dentro do sistema educacional, assim precisamos inovar, ter ousadia e sonhar em transformar as nossas escolas. 
A escola que sempre sonhei, não só imagino que ela existe, mas tenho certeza que ainda muitas existirão não ficando somente em nossos desejos e sonhos.
Sonho com uma escola que atenda as necessidades e desejos dos indivíduos; com os professores em destaque, amigos, que sorriem; que “tocam” em seus alunos, que propõem trabalhos importantes, interessantes e significativos para o momento histórico e o contexto onde a escola situa-se, que respeitam a realidade dos alunos, suas histórias, vivências e experiências de vida, onde configuram a importância de espaços de trabalhos coletivos, caracterizados pela troca de opiniões, pelas discussões e pelo trabalho em equipe. As salas de aula com cores vivas, com flores, músicas, alegres e felizes. Onde tudo, apesar dos conflitos, aconteça com muito prazer; os professores tenham personalidade, ética, com uma postura pautada pela afetividade e competência, levando em conta seus alunos, considerando suas diferenças e seus pensamentos.
Uma escola que utiliza a biblioteca, o pátio, as praças e os parques como espaços pedagógicos indispensáveis para o desenvolvimento mais sadio das crianças.
A escola dos sonhos tem um ambiente agradável, feliz e organizado a partir, das propostas pedagógicas construídas coletivamente, sendo contextualizadas, desafiadoras e provocativas, visando à construção de sujeitos autônomos e humanos. Ela possui funções que vão além da produção e reprodução do conhecimento, pois os trabalhadores em educação, através do contato diário com os alunos, estão em posição privilegiada para a construção de valores sociais como: solidariedade, fraternidade, tolerância, justiça, liberdade e amor. Também é fundamental educar pelo exemplo de atitudes e a resolução de conflitos pautados no diálogo. Escola esta que não vê mais o aluno como alguém a ser moldado, mas como um ser em construção, que tem muito a dizer e a fazer no processo educativo.
Escola essencialmente democrática, sem carência de recursos financeiros, profissionais satisfeitos, muito bem-remunerados, com auto-estima elevada, realizando o trabalho que gostariam de realizar e sua formação adequada, com incentivo e recursos.
Escola em que os recursos pedagógicos são primordiais compatíveis com as necessidades de cada comunidade, oportunizando mais “Cultura e Arte” no currículo. E  tenha mais autonomia  na tomada de decisões com seus órgãos colegiados.
Também sonho com uma escola informatizada, com recursos humanos competentes e sintonizada com as transformações sociais. Tendo a inclusão como meta e o aluno como centro de todo o processo.
Portanto, espero que a cada dia a democracia se fortaleça e contribua para uma educação social de mais qualidade, atingindo a maioria e não mais a minoria. A escola dos sonhos deve ser dinâmica, criativa e receptiva a todas as transformações. Ela estimula os atores a transformarem a sociedade na qual estão inseridos em algo melhor para si e para os demais. Todos participantes são responsáveis pelo ato de educar, mas políticas de governo e de valorização dos profissionais de educação são fundamentais.
Renate Maria Junges Abelin

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